
(In)Formar para a Igualdade turma LS-09/2025
Apresentação
Este curso de formação dirige-se a assistentes técnicas e operacionais a exercer funções na Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância Professor Manuel Alves, do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, onde se desenvolverá o projeto (In)Formar para a Igualdade. Este projeto é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé integrada no Plano Municipal para a Igualdade e Não-Discriminação e será desenvolvido em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), uma vez que também se enquadra nas medidas preconizadas na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não discriminação (ENIND) 2018-2030, a saber no Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens 2023-2026. Constitui uma experiência piloto na escola pública e pretende transformar a igualdade entre raparigas e rapazes numa dimensão permanente e transversal desta escola e por isso, plenamente integrada na sua cultura organizacional. Para que isso seja possível será imprescindível, na ótica da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e da metodologia Whole School Approach por ela preconizada, realizar formação e sensibilização de toda a comunidade educativa, na área da Igualdade de Género, de forma aprofundada e continuada. Neste sentido, a concretização deste curso dirigido ao pessoal não docente da escola, constitui uma atividade essencial para que este projeto concretize os seus objetivos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Olhar a realidade humana à luz dos lugares e relações de poder entre homens e mulheres. - Compreender o impacto junto de rapazes e de raparigas das expetativas sobre os papéis sociais de género e os estereótipos sexistas associados a cada um dos sexos; - Desenvolver estratégias educativas integradas e integradoras alicerçadas na igualdade entre meninos e meninas, a nível individual e coletivo; - Implementar uma cultura de escola coerente alicerçada no princípio da igualdade entre os sexos.
Conteúdos
1. Educar para a igualdade entre mulheres e homens: legitimação política a. Documentos e orientações nacionais b. Documentos e orientações internacionais vinculativas de Portugal c. Normatividade jurídica e normatividade social (tema transversal) 2. Costumes e preconceitos: comunicação androcêntrica na escola e na vida a. Linguagem, pensamento e costumes b. A assimetria semântica dos conceitos de homem e de mulher c. O uso do masculino universal na linguagem d. A ausência das mulheres na comunicação 3. Costumes e preconceitos: os estereótipos sexuais a. Dicotomia e hierarquia b. O poder normativo dos estereótipos sexistas c. As estratégias educativas sexualmente diferenciadas contextos formais e não formais 4. Costumes e preconceitos: papéis sociais de género, brinquedos e brincadeiras a. A função socializadora dos brinquedos e das brincadeiras; b. Expetativas sociais sobre as funções e papéis de homens e de mulheres e consequências na vida de uns e de outras c. Os três níveis da igualdade: a liberdade de escolha; o direito a aceder a; a igualdade de oportunidades no usufruto de; 5. Costumes e preconceitos: os recursos educativos a. Narrativas e recursos pedagógicos: do quê e de quem se fala; como se fala de quem se fala; b. Histórias e Manuais escolares: visibilidade e estereotipia. Linhas de análise 6. A igualdade entre meninas/mulheres e meninos/homens como nova forma de vida na escola a. Análise de notícias e reflexão sobre os fatores de desigualdade entre homens e mulheres trabalho prático b. Análise de recursos educativos utilizados pela Escola na ótica da promoção da igualdade entre meninos e meninas
Avaliação
Participação nas sessões 40% Aplicação prática em contexto sala de aula 40% Relatório individual 20%
Bibliografia
Guião de Educação Género e Cidadania para o 1º ciclo, CIG, 2012.Guião de Educação Género e Cidadania para o pré-escolar, CIG, 2010.Educação familiar. Estratégias de promoção da Igualdade de Género, CIG, 2007, Lisboa.Feminino e masculino nos materiais pedagógicos: (in)visibilidade e des)equilíbrios, CIG, 2007, LisboaLinguagem, Poder, Educação: O sexo dos B, A, BAs, CIG, 2000
Formador
Maria Helena de Miranda Figueiredo Silva Gomes
Isabel Maria Filipe da Cruz
Maria Teresa Alvarez Nunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:00 | 1:30 | Presencial |
2 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 05-06-2025 (Quinta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |