(In)Formar para a Igualdade turma LS-09/2025

Apresentação

Este curso de formação dirige-se a assistentes técnicas e operacionais a exercer funções na Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância Professor Manuel Alves, do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, onde se desenvolverá o projeto “(In)Formar para a Igualdade”. Este projeto é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé integrada no Plano Municipal para a Igualdade e Não-Discriminação e será desenvolvido em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), uma vez que também se enquadra nas medidas preconizadas na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não discriminação (ENIND) 2018-2030, a saber no Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens 2023-2026. Constitui uma experiência piloto na escola pública e pretende transformar a igualdade entre raparigas e rapazes numa dimensão permanente e transversal desta escola e por isso, plenamente integrada na sua cultura organizacional. Para que isso seja possível será imprescindível, na ótica da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e da metodologia “Whole School Approach” por ela preconizada, realizar formação e sensibilização de toda a comunidade educativa, na área da Igualdade de Género, de forma aprofundada e continuada. Neste sentido, a concretização deste curso dirigido ao pessoal não docente da escola, constitui uma atividade essencial para que este projeto concretize os seus objetivos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Olhar a realidade humana à luz dos lugares e relações de poder entre homens e mulheres. - Compreender o impacto junto de rapazes e de raparigas das expetativas sobre os papéis sociais de género e os estereótipos sexistas associados a cada um dos sexos; - Desenvolver estratégias educativas integradas e integradoras alicerçadas na igualdade entre meninos e meninas, a nível individual e coletivo; - Implementar uma cultura de escola coerente alicerçada no princípio da igualdade entre os sexos.

Conteúdos

1. Educar para a igualdade entre mulheres e homens: legitimação política a. Documentos e orientações nacionais b. Documentos e orientações internacionais vinculativas de Portugal c. Normatividade jurídica e normatividade social (tema transversal) 2. Costumes e preconceitos: comunicação androcêntrica na escola e na vida a. Linguagem, pensamento e costumes b. A assimetria semântica dos conceitos de homem e de mulher c. O uso do masculino universal na linguagem d. A ausência das mulheres na comunicação 3. Costumes e preconceitos: os estereótipos sexuais a. Dicotomia e hierarquia b. O poder normativo dos estereótipos sexistas c. As estratégias educativas sexualmente diferenciadas – contextos formais e não formais 4. Costumes e preconceitos: ‘papéis sociais de género’, brinquedos e brincadeiras a. A função socializadora dos brinquedos e das brincadeiras; b. Expetativas sociais sobre as funções e papéis de homens e de mulheres e consequências na vida de uns e de outras c. Os três níveis da igualdade: a liberdade de escolha; o direito a aceder a; a igualdade de oportunidades no usufruto de; 5. Costumes e preconceitos: os recursos educativos a. Narrativas e recursos pedagógicos: do quê e de quem se fala; como se fala de quem se fala; b. Histórias e Manuais escolares: visibilidade e estereotipia. Linhas de análise 6. A igualdade entre meninas/mulheres e meninos/homens como ‘nova forma de vida’ na escola a. Análise de notícias e reflexão sobre os fatores de desigualdade entre homens e mulheres – trabalho prático b. Análise de recursos educativos utilizados pela Escola na ótica da promoção da igualdade entre meninos e meninas

Avaliação

• Participação nas sessões – 40% • Aplicação prática em contexto sala de aula – 40% • Relatório individual – 20%

Bibliografia

Guião de Educação Género e Cidadania para o 1º ciclo, CIG, 2012.Guião de Educação Género e Cidadania para o pré-escolar, CIG, 2010.Educação familiar. Estratégias de promoção da Igualdade de Género, CIG, 2007, Lisboa.Feminino e masculino nos materiais pedagógicos: (in)visibilidade e des)equilíbrios, CIG, 2007, LisboaLinguagem, Poder, Educação: O sexo dos B, A, BA’s, CIG, 2000

Formador

Maria Helena de Miranda Figueiredo Silva Gomes

Isabel Maria Filipe da Cruz

Maria Teresa Alvarez Nunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-04-2025 (Quinta-feira) 16:30 - 18:00 1:30 Presencial
2 08-05-2025 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
3 12-05-2025 (Segunda-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Online síncrona
4 22-05-2025 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Online síncrona
5 05-06-2025 (Quinta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
Início: 03-04-2025
Fim: 29-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134808/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 32 h
Local: Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita