
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita turma LS-O11/25
Apresentação
O Terapeuta da Fala desempenha um papel crucial no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, desde os primeiros anos de vida até à idade adulta. Para garantir um desenvolvimento linguístico adequado e prevenir futuras dificuldades de aprendizagem é essencial capacitar os educadores de infância e os professores do ensino básico e especial. Esta capacitação deve abranger: Identificação de sinais de alerta; Necessidade de encaminhamento e Promoção de atividades de desenvolvimento da linguagem. É essencial que os professores sejam equipados com estratégias e atividades lúdicas para estimular o desenvolvimento da linguagem nas crianças, com foco nos domínios da fonologia (sons da língua), semântica (significado das palavras) e da morfossintaxe (estrutura das frases). Um desenvolvimento linguístico sólido na primeira infância é um dos principais indicadores de sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. Ao promover atividades que estimulem a compreensão e a produção da linguagem oral, os Terapeutas da Fala e os educadores contribuem para fortalecer a base para a aquisição da leitura. Crianças com um vocabulário rico e uma adequada produção e compreensão da estrutura das frases têm mais facilidade em codificar e descodificar os códigos escritos. Em resumo, a parceria entre Terapeutas da Fala, Educadores e Professores é fundamental para garantir que todas as crianças tenham oportunidades iguais de desenvolver as suas competências linguísticas e alcançar o sucesso escolar.
Destinatários
Professores dos Grupos 110 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 910.
Objetivos
No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de: Reconhecer padrões de fala típicos e divergentes; Produzir atividades de estimulação de consciência fonológica; Conceber atividades de estimulação lexical/ semântica e Desenvolver atividades de estimulação morfossintática.
Conteúdos
Produção/ Fala: Aquisição típica dos segmentos de fala, Aquisição divergente dos segmentos de fala e Timing de encaminhamento para Terapia da Fala Atividades de estimulação de consciência fonológica: Dinâmica de reciprocidade entre a consciência fonológica e as competências de linguagem; Construção de atividades práticas para estimulação da consciência de palavra, consciência de sílaba e consciência de fonema; Atividades de estimulação lexical/ semântica: Importância da estimulação de categorias semânticas no desenvolvimento linguístico; Desenvolvimento de atividades práticas para estimulação das categorias semânticas, Acesso lexical e Definição verbal; Atividades de estimulação morfossintática: Relação entre o domínio morfossintático e a compreensão/ expressão linguísticas; Conceção de atividades práticas de compreensão de perguntas QU, Organização frásica, Concordância em género e número e Locativo/ posse (na/no vs da/do).
Avaliação
Neste curso, será realizada uma avaliação diagnóstica no início de cada sessão, através da colocação de questões. Com o objetivo de dar feedback, direcionar o raciocínio pedagógico e as competências práticas a adquirir, ao longo das sessões será realizada uma avaliação formativa e contínua, através da observação direta, colocação de perguntas e realização/ apresentação de atividades práticas em grupo e individualmente. Os formandos serão, ainda, avaliados sumativamente face aos conhecimentos adquiridos no final da Oficina, através de uma reflexão escrita. Para a classificação final serão tidos em consideração os seguintes critérios e ponderações: Participação e empenho - 5%; Avaliação formativa ao longo das sessões 45% e Avaliação sumativa através de entrega de reflexão escrita individual 50%.
Bibliografia
Alves, D. C., Reis, T., Rocha, F., Santos, R., & Silva, R. (2023). Manual de aplicação do MIF. Relicário de Sons. Cardoso, A. P. T. (2018). Impacto de um Programa de Intervenção em Competências Linguísticas numa criança com Perturbação Específica de Linguagem (PEL) em idade escolar [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Coimbra].Freitas, M. J., & Santos, A. L. (Eds.). (2017). Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português (Textbooks in Language 1 Sciences 3). Language Science Press.Pires, N. A. (2015).Xavier, N. V. C. (2018). O contributo do educador para o desenvolvimento linguístico das crianças do pré-escolar: A Consciência Linguística/Práticas [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Coimbra].
Formador
Ana Madalena Roque Matias
Maria Luis de Campos Baptista Guimarães Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-09-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
9 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |