
Produção de materiais de natureza didática e pedagógica para a disciplina de Educação Física turma LSO-02-2025
Apresentação
A Educação Física tem vindo a evoluir ao longo dos tempos e hoje em dia há que repensar e arranjar novas estratégias de motivar e ensinar os alunos a terem uma vida ativa saudável e com regras no que respeita à sua prática física. Exercício físico compreende toda a prática consciente de atividade física, realizada com um objetivo específico (ex. melhorar a saúde) e bem delineada no tempo, com ou sem prescrição. É geralmente uma prática planeada. O termo desporto associa-se ao jogo e à competição, correspondendo ao sistema organizado de movimentos e técnicas corporais executados no contexto de atividades competitivas regulamentadas. Hoje em dia cerca de 80% da população não pratica atividade física suficiente para cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, importa considerar que estas recomendações contemplam sobretudo a prática de exercício físico e desporto. Neste contexto, esta Oficina de Formação pretende oferecer uma formação de professores baseada na partilha de práticas e reflexão conjunta em trabalho de equipa. O trabalho coletivo que o Departamento de Expressões (Grupos 260 e 620) produzir, traduzido nos compromissos que estabelecer dentro do próprio grupo, na escola e na comunidade, são a base do sucesso na aplicação do novo Programa de EF.
Destinatários
Professores dos Grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.
Objetivos
Consciencializar das caraterísticas e potencialidades da disciplina; Aquisição de conhecimentos específicos sobre novas matérias e áreas de intervenção; Desenvolver estratégias e metodologias de implementação de novas atividades nas aulas de Educação Física ou no Desporto Escolar; Criar exercícios/situações/guiões de apoio à implementação de novas metodologias de ensino. Desenvolver nos professores autonomia para o aprofundamento do conhecimento e prática das diferentes modalidades.
Conteúdos
Por força da implementação da Oficina de Formação, ao longo do trabalho de reflexão/formação, irão surgindo um elencar de questões de onde resultarão, naturalmente, novos conteúdos a explorar, pelo que não se considera adequado para esta modalidade, a definição rígida de um plano de conteúdos; no entanto e a título de exemplo, ficam explicitadas aqui, algumas questões-chave a serem tidas em conta na intervenção formativa: A. Conceito de aprendizagem significativa: 1. Como proporcionar aos alunos o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa? Qual o seu papel e como se podem desenvolver competências procedimentais? 2. Como se pode promover o envolvimento ativo do aluno? Que metodologias serão as preferenciais? 3. Como articular os Projetos de Educação Física no âmbito do território educativo, promovendo a coordenação entre escolas, otimizando os processos e efeitos das atividades físicas curriculares e de complemento curricular? B. Os Programas de EF e os recursos da Escola 1 Quais as condições reais da Escola para a implementação/aplicação dos programas e desenvolvimento da EF Dos recursos materiais existentes no Agrupamento de Escolas quais são os mais adequados para a realização das atividades que possam proporcionar uma maior integração dos alunos de EF? 2. Como articular as áreas temáticas de forma mais adequada ao sucesso do aluno no Processo de Ensino-Aprendizagem na disciplina? 3. - Que componentes regionais e locais respeitando os núcleos essenciais definidos a nível nacional - poderão ser integradas no programa e de desenvolvimento da EF? 4. Que parcerias locais/regionais e nacionais poderão ser estabelecidas para ser facilitada a desejável coerência do percurso escolar dos alunos? Assim apresenta-se o seguinte Plano: Apresentação do projeto e organização e planeamento da ação (1 hora) Trabalho em sessões teórico práticas (18 horas): - Desenvolvimento e apresentação de grelhas de avaliação Excel para os 3 ciclos (2º,3º e Sec) (6 Horas) - Planeamento e preparação dos torneios de final de período (1º e 2º períodos) atividades a desenvolver e preparação de materiais (cartazes, fichas de jogo ) (6 Horas) - Preparação de aulas e atividades ritmo expressivas e do uso de raquetes (6 Horas) Trabalho Individual (10 horas) Avaliação (1hora)
Avaliação
A avaliação centrar-se-á no trabalho dos formandos ao longo da ação de formação. Para operacionalizar esta abordagem, serão considerados os seguintes aspetos: - Interesse e participação - 40 % - Domínio do conhecimento 60% (Teste escrito (20%) + Atividades práticas propostas (40%)). Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007 setembro de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. 1 a 4,9 valores Insuficiente, 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores Excelente.
Bibliografia
Vieira, F. (2008). As Orientações Educacionais Dos professores de educação física e o currículo institucional. Instituto PiagetAranha, A. (2004). Organização, Planeamento e Avaliação em Educação Física. UTADDe Rose Jr. (2002). Esporte e Atividade Física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artimed Editora.Manuais escolares de 2º; 3º ciclo e Secundário em vigor no Agrupamento.
Formador
Eduardo Vasconcelos Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 04-09-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 11-09-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 11-09-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 17-09-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |