
Cinema, Cidadania e Desenvolvimento turma LSO-03-2025
Apresentação
Fundada no âmbito da Porto 2001 Capital Europeia da Cultura a Associação Os Filhos de Lumière tem desenvolvido um vasto programa de educação para o Cinema, passando, em 2006, a fazer parte de um programa pedagógico internacional coordenado pela Cinemateca Francesa, em parceria com a Cinemateca portuguesa, que tem permitido desenvolver de forma apoiada uma metodologia inovadora no meio escolar que tem dado os seus frutos em 15 países da Europa e do Mundo. Cinema, Cidadania e Desenvolvimento é uma oficina de formação que surge no âmbito do programa europeu de educação para o cinema Shortcut (Histórias Curtas, Grandes Questões) com a participação da associação. Promovido pela Fundacja Centrum Edukacji Obywatelskiej (Polónia), este projecto centra-se na abordagem ao filme de curta-metragem como objecto artístico e como forma de reflectir sobre as questões fundamentais da cidadania, da inclusão e dos direitos humanos. O programa implica uma escolha de filmes e a criação de ferramentas pedagógicas para abordar questões de cinema e cidadania e a elaboração de uma metodologia a desenvolver com docentes. A oficina de formação dirigida a professores insere-se nesta lógica com o intuito de transmitir e aplicar estratégias pedagógicas partilhadas entre quatro países parceiros (Polónia, República Checa, Irlanda do Norte e Portugal) junto dos docentes e comunidades escolares.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Familiarizar os docentes com a criação cinematográfica - com uma linguagem e um conteúdo próprios - como forma pedagógica para ajudar a ler, a imaginar, e a questionar o mundo. - Promover estratégias de criação de relações entre a arte e a criatividade. - Promover estratégias que favoreçam espírito de partilha e cooperação entre jovens, crianças e adultos em torno do visionamento e discussão sobre os filmes. - Explorar novas formas pedagógicas de pensar e abordar as questões de cinema e cidadania. - Propor atividades que facilitem o desenvolvimento do aluno na sua capacidade de pensar, exprimir e de se relacionar com o mundo, no seu contacto com a comunidade e com a sua identidade.
Conteúdos
A ação desenvolver-se-á num total de 30 horas, das quais 15 horas se distribuem por 5 sessões presenciais intercaladas com 15 horas de sessões autónomas em que os formandos trabalham com os respetivos alunos, em tarefas baseadas nos temas/atividades abordados nas sessões presenciais. Sessão 1 (3 horas) Sessão inicial caracterizada pela apresentação da metodologia pedagógica implantada por Os Filhos de Lumière em Portugal a partir dos programas europeus e internacionais em que a associação colabora. Apresentação e acesso às plataformas onde se encontram os filmes e recursos pedagógicos, ferramentas essenciais para o desenvolvimento destes programas dentro ou fora da escola. Apresentação do programa e metodologia própria da oficina, que pretende questionar o indivíduo e levá-lo ao encontro com o mundo e dos outros, através da criação cinematográfica, recorrendo a exemplos práticos. Abordagem às questões de cidadania que cada filme de curta-metragem coloca, através das propostas presentes nos cadernos pedagógicos. Sessão 2 (3 horas) Visualização de dois/três filmes de curta-metragem incluídos na colecção do programa Shortcut em sala de cinema. Debate sobre as questões de cinema e de cidadania presentes em cada filme e propostas de exercícios pedagógicos, com os formadores, os formandos e cineastas convidados (quando possível) Sessão 3 (3 horas) Segunda projeção-debate de dois/três novos filmes de curta-metragem presentes na coleção Shortcut, em contexto de sala de cinema. Comparação entre os filmes e as questões que estes levantam ou que sugerem. Relação com outras artes que abram novas portas para ver, ouvir e pensar. Sessão 4 (3 horas) Sessão de balanço do trabalho realizado quer autonomamente ou presencialmente. Proposta prática de novas pistas pedagógicas a aplicar no período restante de oficina a partir das sugestões presentes nos cadernos pedagógicos do programa e tendo em conta as dificuldades ou as questões sugeridas pelos formandos nesta sessão de balanço. Sessão 5 (3 horas) Sessão final de balanço sobre todo o trabalho desenvolvido durante a oficina de formação através da apresentação dos trabalhos realizados nas escolas, nas sessões autónomas. Debate sobre a experiência partilhada na oficina.
Avaliação
Os formandos são avaliados tendo em conta a sua participação nas sessões presenciais, o trabalho desenvolvido nas sessões autónomas, registado nas folhas de sumários e apresentado na última sessão, e o relatório final de que consta a aplicabilidade dos conteúdos abordados nesta oficina à sua atividade letiva, à prática utilizada e procedimento. Os formandos serão avaliados conforme legislação em vigor com base numa Escala classificativa de 1 a 10 valores com arredondamento à décima e com os seguintes critérios aprovados pela Comissão Pedagógica: De 1 a 4,9 valores Insuficiente; de 5 a 6,4 valores Regular; de 6,5 a 7,9 valores Bom; de 8 a 8,9 valores Muito Bom; de 9 a 10 valores Excelente.
Bibliografia
Filmografia a partir da colecção do programa Shortcut: - Rafa de João Salaviza (2012, Portugal, 25 min)- La Peur, Petit Chasseur de Laurent Achard (2004, França, 9 min)- História Trágica com Final Feliz de Regina Pessoa (2005, Portugal, 7 min)- Mindenki (Canta) de Kristóf Déak (Hungria, 2016, 25 min)- Os Olhos do Farol de Pedro Serrazina (Portugal, 2010, 15 min)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 23-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |