
Emoções e Inteligência Emocional na Sala de Aula turma LSA-416
Apresentação
As emoções sinalizam alterações na relação do indivíduo com o meio e na sua interação com os outros.Compreender esses sinais e integrar as informações que veiculam de forma organizada nas decisões diárias éuma competência importante para o desenvolvimento saudável do indivíduo. O contexto escolar é o local privilegiado para se trabalhar esta competência. Face a uma tarefa mais exigentese o aluno não dispõe dos recursos necessários (vocabulário emocional pobre, estratégias de regulaçãoineficazes), pode entrar em escalada e responder de forma disruptiva para si e para o grupo. Esta ação assenta na ideia de que diferentes emoções são úteis em diferentes situações e que nos ajudam a comunicar com os outros, procurando dotar os docentes de conhecimentos, atitudes e de competências necessárias sobre emoções e Inteligência Emocional.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer os principais avanços da investigação na área da inteligência emocional aplicada ao contextoescolar. - Dominar técnicas para desenvolver competências emocionais em sala de aula: identificar e regular emoções. - Utilizar com agilidade no quotidiano da sala de aula os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos para a criação de um ambiente positivo e de apoio à aprendizagem.
Conteúdos
1. Inteligência emocional (3 horas presenciais) a. Origem do conceito b. Avanços nos últimos 25 anos c. A aplicação ao contexto educativo – Social Emotional Learning 2. Vocabulário emocional (6 horas síncronas) a. Emoções básicas b. Distinguir as emoções - Intensidade e propósito 3. Identificar emoções (3 horas presenciais) a. Sinais físicos associados a cada emoção b. Organizar um banco de experiências emocionais 4. Compreender emoções (4 horas presenciais) a. Emoções são diferentes de comportamentos b. Associar experiências a emoções c. Compreender e antecipar reações ou comportamentos 5. Usar emoções (3 horas síncronas) a. Facilitar a execução de tarefas b. Antecipar momentos difíceis 6. Regular emoções (6 horas presenciais) a. Reconhecer e validar o que está a sentir b. Utilizar estratégias de regulação emocional ajustadas
Metodologias
Serão privilegiadas técnicas de aprendizagem ativa. - Autoavaliação das competências individuais (utilizando grelhas de análise e listas de comportamentos, osformandos sinalizam as áreas que já dominam e as áreas a desenvolver); - Exploração de conceitos e das teorias explicativas dos fenómenos em estudo (o formador apresenta de formasistematizada os conteúdos teóricos mais relevantes para o tema); - Prática orientada (os formandos exploram e treinam as técnicas recebendo feedback imediato do formador e dos restantes formandos).
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Modelo
Serão privilegiadas técnicas de aprendizagem ativa. - Autoavaliação das competências individuais (utilizando grelhas de análise e listas de comportamentos, osformandos sinalizam as áreas que já dominam e as áreas a desenvolver); - Exploração de conceitos e das teorias explicativas dos fenómenos em estudo (o formador apresenta de formasistematizada os conteúdos teóricos mais relevantes para o tema); - Prática orientada (os formandos exploram e treinam as técnicas recebendo feedback imediato do formador e dos restantes formandos).
Bibliografia
Elias, M. J. et al. (1997). Promoting Social Emotional Learning. Association for Supervision and CurriculumDevelopment Greenberg, M. T., Weissberg, R. P., Brien, M. U. O., Zins, J. E., Fredericks, L., Resnik, H., & Elias, M. J. (2003).Enhancing school-based prevention and youth development through coordinated social, emotional, andacademic learning. American Psychologist, 58(6/7), 466 – 474 Saarni, C. (2001). Cognition, context, and goals: significant components in social-emotional effectiveness. SocialDevelopment, 10(1), 125–129 Seligman, M. (2011). Flourish. A visionary new understanding of happiness and well-being. New York: FreePress
Formador
Karine Alexandra Del Rio João
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-03-2026 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 06-03-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 09-03-2026 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 13-03-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
5 | 16-03-2026 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
6 | 20-03-2026 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 23-03-2026 (Segunda-feira) | 17:31 - 21:30 | 3:59 | Presencial |