Projeto (In)Formar para a igualdade: da reflexão coletiva ao planeamento individual turma ACD-427

Apresentação

Concebido no âmbito da ENEC, o Projeto visou responder aos desafios lançados por este documento orientador das políticas educativas em Portugal, em especial no que se refere à metodologia da whole school approach. A educação para a cidadania deverá seguir uma abordagem integrada e integradora da educação para a igualdade social entre mulheres e homens, visando a cultura das instituições escolares, a par das respetivas comunidades educativas. O 2º ano do Projeto (In)Formar para a Igualdade centra-se na ação individual, alicerçada na reflexão coletiva com a qual culminou o 1º ano do projeto, de concretização das propostas, para cada nível etário, concebidas por docentes da Escola XXX, que permitam a consolidação das práticas educativas promotoras da igualdade social entre meninos e meninas já existentes e a introdução das alterações de novas estratégias e atividades que permitam consolidar uma educação para a igualdade social entre meninas e meninos como uma preocupação transversal e efetiva a toda a escola. Nesse sentido, ao longo do 2º ano do projeto, será assegurado um percurso formativo centrado na partilha e na reflexão coletivas de atividades, estratégias e práticas educativas de cada educadora de infância e de cada docente do 1º ciclo.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Promover, à luz da ENEC, a igualdade entre mulheres e homens como uma dimensão permanente e transversal nos diversos domínios da educação formal proporcionada pela escola e pela sua cultura organizacional; 2. Criar ambientes educativos igualitários em todos os espaços da escola; 3. Utilizar e explorar materiais (histórias, filmes, imagens, etc.) para promover, de modo efetivo e continuado, a igualdade social entre meninas e meninos; 4. Contribuir para que, no futuro, alunos e alunas sejam pessoas adultas que protegem, cuidam e se desenvolvem na ótica de igualdade entre mulheres e homens.

Conteúdos

Planeamento didático e pedagógico de integração curricular da igualdade social entre mulheres e homens Recursos científico-pedagógicos destinados ao pré-escolar e 1º ciclo sobre igualdade social entre homens e mulheres Relação da escola com as famílias sobre as temáticas da igualdade social entre mulheres e homens

Formador

Maria Teresa Alvarez Nunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2025 (Terça-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 08-10-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 07-10-2025
Fim: 08-10-2025
Acreditação: ACD-315
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância Professor Manuel Alves, do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita.