
Projeto (In)Formar para a igualdade: intervenção individual e consolidação de práticas quotidianas turma ACD-428
Apresentação
Concebido no âmbito da ENEC, o Projeto visou responder aos desafios lançados por este documento orientador das políticas educativas em Portugal, em especial no que se refere à metodologia da whole school approach. A educação para a cidadania deverá seguir uma abordagem integrada e integradora da educação para a igualdade social entre mulheres e homens, visando a cultura das instituições escolares, a par das respetivas comunidades educativas. O 2º ano do Projeto (In)Formar para a Igualdade centra-se na ação individual, alicerçada na reflexão coletiva com a qual culminou o 1º ano do projeto, de concretização das propostas, para cada nível etário, concebidas por docentes da Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância Professor Manuel Alves, que permitam a consolidação das práticas educativas promotoras da igualdade social entre meninos e meninas já existentes e a introdução das alterações de novas estratégias e atividades que permitam consolidar uma educação para a igualdade social entre meninas e meninos como uma preocupação transversal e efetiva a toda a escola. Nesse sentido, ao longo do 2º ano do projeto, será assegurado um percurso formativo centrado na partilha e na reflexão coletivas de atividades, estratégias e práticas educativas de cada educadora de infância e de cada docente do 1º ciclo.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Promover, à luz da ENEC, a igualdade entre mulheres e homens como uma dimensão permanente e transversal nos diversos domínios da educação formal proporcionada pela escola e pela sua cultura organizacional; 2. Criar ambientes educativos igualitários em todos os espaços da escola; 3. Utilizar e explorar materiais (histórias, filmes, imagens, etc.) para promover, de modo efetivo e continuado, a igualdade social entre meninas e meninos; 4. Desenvolver atividades específicas menos tradicionais em função do sexo para evidenciar, junto dos rapazes e das raparigas, que todos e todas têm os mesmos direitos de escolha, agora e no futuro, para a sua vida; 5. Tornar a linguagem, formal e informal, utilizada na escola verdadeiramente igualitária; 6. Contribuir para que, no futuro, alunos e alunas sejam pessoas adultas que protegem, cuidam e se desenvolvem na ótica de igualdade entre mulheres e homens.
Conteúdos
Integração curricular da igualdade social entre raparigas e rapazes e recursos científico-pedagógicos especificamente destinados ao pré-escolar e 1º ciclo Relação da escola com as famílias sobre as temáticas da igualdade social entre mulheres e homens Análise e debate de casos concretos - do país (notícias), do concelho e da Escola
Formador
Maria Teresa Alvarez Nunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-01-2026 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |