Ginásio Musical turma 2025-ACD-325

Apresentação

Laboratório lúdico-musical para o desenvolvimento individual e coletivo da criatividade, espontaneidade e cognição, através da utilização e criação de jogos musicais. Assente em princípios pedagógicos e sociais diferenciadores, o Ginásio Musical pretende contribuir para desenvolver novas práticas e aprendizagens que podem reinventar o ensino da música.

Destinatários

Professores de Música/Ensino Artístico;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Na criatividade: - Proporcionar novas ferramentas criativas e lúdicas. - Fantasiar, simular e descobrir no coletivo. - Conhecer mais sobre a relação entre música, improvisação e jogo. Na terapia: - Gerar apetências para uma prática musical informal e descontraída. - Usar contextos lúdicos para desmontar bloqueios. - Promover o encontro com o estranho e o inesperado. - Aproveitar a música como um meio para a interação e socialização. Na cultura, na didáctica e na cidadania: - Relacionar a música com todas as áreas de conhecimento. - Eliminar pré-conceitos e abrir caminhos para novos paradigmas. - Reutilizar materiais, aproveitando os recursos disponíveis.

Conteúdos

MÚSICA Música enquanto arte exploratória Improvisação e jogos performativos Estratégia musical, música e ludicidade Jogos enquanto partituras vivas e dinâmicas Parâmetros sonoros e musicais Ritmo, Harmonia e sincronicidade DIVERSIDADE Jogos, diversidade e simulação de mundos, Ordem e caos Exercícios, joguetes, jogos e rituais lúdicos Recursos sonoros expandidos CRIATIVIDADE Transdisciplinar e Multidisciplinar Axiomas, representação simbólica e semântica A exploração e a criatividade Imaginação e inventividade Pensamento, comunicação, movimento e descoberta Provocadores lúdicos Liberdade e disponibilidade NATUREZA Competição e colaboração Super poderes naturais, a natureza do ser humano e ludicidade Jogo, autonomia e autopoiesis Os sentidos, os poderes de reação e flexibilidade Regras, lógica e aleatoriedade INCLUSÃO Níveis de aprendizagem e interação multinível Música com tudo o que vem à mão e ao pensamento Terra de todos - trautear, rabiscar, gingar e maquetar Erros, distrações e preconceitos vários Memória e esquecimento INTERAÇÃO Jogar e brincar no coletivo Comunicação subjetiva e linguagens inventadas Relações intra e interpessoais Adaptação a novos contextos e atualização dos mesmos Avatares, interação e mudança de papéis. Nós e os outros como partes de um sistema social Cidadania musical

Formador

Andrés Felipe Molano Ruiz

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-11-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 15-11-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 15-11-2025
Fim: 15-11-2025
Acreditação: 2025-ACD-325
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Conservatório de Loulé